segunda-feira, 4 de junho de 2012

6º dia com o Hyrax

Hoje foi um dia de superação! Acordei desanimada, com minhas gengivas doloridas. Comi, escovei meus dentes e ativei duas vezes o aparelho. Depois fui assistir TV, coloquei na Canção Nova, estava passando 'Sorrir pra vida', um programa que sempre me edifica muito, mas essa manhã foi diferente, Deus realmente quis falar comigo, quis me consolar. Senti uma paz. Márcio Mendes que foi quem estava 'pregando' falou que em Cristo todos nós somos novas criaturas, então não podemos nos entregar a tristeza, somos livres pra fazer nossas próprias escolhas, e a gente escolhe se queremos subir ou se queremos descer! Ele falou em levantar a cabeça, tomar um banho, se produzir, e rir, independentemente da situação. E foi exatamente isso que fiz, tomei um banho. Quando estava terminando de me arrumar, uma amiga minha me ligou, ela estava super preocupada comigo. Ela realmente foi um anjo que Deus colocou em minha vida, comentei com ela que queria uma máscara pra andar na rua. kk Parece tosco, sei que é uma ideia idiota, mas me sinto mais a vontade andando com uma máscara como se fosse uma doente do que andar com uma banguela enorme no dentes, e ter que me controlar pra não dar nenhum sorriso. E não rir, não é uma característica muito minha, não é muito difícil tirar um sorriso do meu rosto. Então, ela disse que tinha na casa dela, e trouxe pra mim. Ana Luiza queria que eu fosse pra cidade com ela, eu fui, com a máscara! Claro que as pessoas olham, acham estranho, mas não me incomoda, incomodaria bem mais se me olhassem por causa dos meus dentes. Resolvemos metade das coisas que fomos resolver, depois, encontramos mainha, Luana (minha irmã mais velha) e Marco (o quase noivo da minha irmã), por acaso, ou melhor, por providência divina, no atacadão, voltei de carro pra casa! E Ana voltou pro curso. Cheguei em casa escovei meus dentes, comi um baguete na rua. Mesmo 'banguela' não resisto à comida. Sou magra de ruim. Ativei mais duas vezes e senti mais dores. Tomei dipirona e deitei, cochilei, acordei com fome, fui comer. E agora estou aqui, tentando me concentrar pra amanhã, amanhã tenho inglês, mas não sei se estou pronta pra ir. Queria mesmo ficar em casa até tudo isso passar. Mas estou superando, sou forte, vou ficar bem!






 Tirei essa foto pra mostrar como meu desvio é bem mais visível quando estou séria, é só olhar o alinhamento dos meus lábios.
Com a máscara! kk

domingo, 3 de junho de 2012

5º dia com o Hyrax

E quando a gente pensa que as coisas não podem piorar, acontece algo que nos faz ver que pode! Meus dentes estão ainda mais separados. Minha gengiva está dolorida e roxa, acho que pode estar inflamada. Estou sentindo dor no nariz, também, ele está bem dolorido. Hoje, senti muita dor. Chorei compulsivamente por um bom tempo, chorei por dor, chorei por olhar no espelho e não gostar do que via. De tudo isso, o que me deixa pior são as dúvidas. Só que tive a ideia de procurar no Facebook um grupo de pessoas que fizeram ou vão fazer a ortognática. E funcionou muito, foi muito bom ter contato com pessoas que passam a mesma situação, ou passaram. Agora estou mais calma e confiante em Deus, sei que Ele está agindo em tudo. Por um lado estou feliz, estou no caminho pra realizar um sonho. Por outro lado, estou insegura. Minha família está me ajudando muito. Hoje quando eu estava chorando no quarto, minha mãe entrou e ficou do meu lado, intercedendo por mim, cantou, orou... Aos poucos, fui me acalmando, sentindo uma paz.
Pra variar, passei o dia em casa, não tive contato com ninguém que não fosse da família, só com meus pais e meus irmãos. Todo domingo vou à missa, mas estou tão mal comigo mesma, que não fui, fiquei em casa. Não quero que me vejam assim, pelo menos até eu me acostumar com a situação. Nesse exato momento, estou calma, mas não vejo a hora de ver meus dentes no lugar de novo. Quando isso acontecer, pretendo nunca mais achar meu sorriso feio ou estranho, ele era lindo, ele é lindo!











4º dia com o Hyrax

02/05/2012
Meu 3º dia esqueci de tirar fotos! :( Mas a mudança impressionante foi no quarto dia, nunca pensei que minha autoestima pudesse ficar pior do que já era. Nunca me senti tão feia! Quando me disseram que meus dentes iam se separar eu imaginei que iria demorar, já que vou usar durante seis meses esse aparelho. Mas no quarto dia meus dentes já estavam super afastados. Foi horrível, estou me sentindo muito mal. Não tenho vontade de falar com ninguém, estou com vergonha de sair pra rua, não preciso nem sorrir para que vejam, basta dar um 'oi'. Quando eu acordei os dentes do meio já estavam separados, pouco, mas estavam. Durante a manhã, eles abriram rapidamente, senti muita dor, uma pressão na cabeça, meus dentes bem sensíveis. Tomei remédios, mas a dor estava muito grande. Não sabia se chorava por sentir dor e estar muito feia, ou se ficava feliz, porque se estão se afastando significa que o aparelho está funcionando.
Mas fiquei cheia de dúvidas, nem sei até quando vou usar esse aparelho, não sei se quando eu parar de ativar (apertando com a chavezinha) ele vai voltar a normal, ou se vou ter que passar seis meses com meus dentes abertos, esperando colocar o fixo.
O pior é que estamos perto do São João, e vai ter na minha paróquia um arraial, um amigo meu me chamou pra dançar a quadrilha com ele e concorrermos ao casal de matuto mais bonito. Fui na rua comprar tecidos pra roupa com ele, mas estava com vergonha de rir, não queria que ele olhasse meus dentes. Mas é inevitável não ver, basta que eu fale pra ver um buraco :(
Perdi até a vontade de dançar, meus dentes estão horríveis, não queria que ninguém me visse assim! Apesar que não preciso nem pintar mais meus dentes de preto pra dar uma de matuta, já estou bem matuta!

detalhe: eu estava chorando na foto, olha as lágrimas :p


















EU E ANA LUIZA, ELA ESTAVA TENTANDO MUDAR MINHA AUTOESTIMA








Minha vida! Obrigada por estar comigo.

TE AMO INCONDICIONALMENTE!

2º dia com o Hyrax

31/05/2012
Hoje, estou ainda mais chateada. Primeiro que acordei com minha boca com gosto de sangue. E ainda perdi a hora, tinha inglês de 8h, mas acordei de 9h. Tentei comer cuscuz, mas foi aquele sacrifício, comecei a comer 9h30 e 10h30 ainda estava comendo. O que acho pior é que o ferro que fica depois do anel no lado esquerdo está incomodando muito. Decidi passar o dia em casa para evitar conversar, mas veio um homem consertar a antena da televisão, mainha estava trabalhando, painho estava deitado. O homem começou a fazer um monte de perguntas, detalhe: perguntas que eu não sabia responder. E ainda tinha que falar com essa minha linda voz que não sabia, é muito difícil falar com um ferro no céu da boca. Meus nervos estão a flor da pele. Que saco!
E hoje ainda vai ter a coroação de Nossa Senhora lá na igreja, antes de colocar o aparelho eu estava pensando em pagar uma pizza depois da missa. Minha irmã gêmea (Ana Luiza) me ligou perguntando se eu ia pagar uma pizza, fui grossa, tava estressada, com raiva, chateada. Na verdade, ainda estou, esse aparelho está me enchendo. Eu disse que não ia pagar pizza pra ver os outros comendo.
Apertei duas vezes antes do almoço e almocei com ainda mais dificuldade, meus dentes estavam doloridos. À noite, meus dentes já estavam um pouco separado, mas não dá pra ver pela foto, a câmera do meu celular é muito ruim, e o espaço estava muito discreto só olhando com muita calma. Foram os caninos os primeiros a se afastarem.



INÍCIO DO TRATAMENTO

30/05/2012
  Começando por esse Hyrax que coloquei no céu da boca, quando me falaram dele, confesso que pensei que fosse algo bom, já que não mudaria esteticamente. Só que quando eu já estava 'deitada' pra colocar o aparelho, a dentista disse que meus dentes iriam se separar. Juro que minha vontade foi levantar e dizer: 'Deixa pra lá, não tô mais afim de fazer essa cirurgia'. Só que não fiz, pensar no depois sempre me estimula a continuar. Eu tenho que 'apertar' o aparelho com uma chavezinha 4 vezes ao dia, durante 6 dias. Estou triste, não consigo comer, a comida fica presa entre o céu da boca e o aparelho. E o ferrinho do lado esquerdo está cortando minha boca. Isso é tão nojento! Decidi ficar sem beijar ninguém esses seis meses que vou usar esse aparelho, e nem pretendo sair de casa pra comer fora com alguém, até aprender a comer com esse negócio na minha boca. Um amigo que já usou disse pra eu empurrar a comida com a língua quando ela estivesse presa, depois puxasse o ar. Não adiantou, acho que só com a prática vou aprender a engolir. Estou bem chateada, com raiva, sei lá, minha vontade é ficar deitada e não falar com ninguém, esquecer o mundo, não dar notícias. Na prática tudo é diferente.